sábado, 30 de agosto de 2008



O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina e um dos maiores acontecimento nesta área, há nove anos vem inserindo o país no contexto mundial da arte e tecnologia ou da mídia arte, realizando uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais e funcionando como um indicador da pluralidade dessas produções.

Dada a diversidade da cultura digital, o FILE é um conjunto de vários festivais simultâneos: de música eletrônica, de games, inovações e grafites eletrônicos, além de cinema digital e documental. Além disso, o evento inclui um symposium internacional, um arquivo com mais de duas mil produções e um laboratório para o desenvolvimento de novos trabalhos: o FILE Labo, localizado no Centro Cultural SESI Vila Leopoldina – R. Carlos Weber, 835.

As criações que integram o FILE 2008 mostram uma grande diversidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais. Participam desta 9 a edição cerca de 300 artistas - entre grupos, coletivos e trabalhos individuais - de mais de 30 nacionalidades, com produções em várias áreas da cultura digital: arte interativa, games, screening, performances, discussões teóricas e, pela primeira vez, o cinema digital. Em 2008, Porto Alegre e Rio de Janeiro receberam versões do FILE, que chega numa versão inédita a São Paulo na Galeria e no Teatro do SESI - Paulista.

Nenhum comentário: