segunda-feira, 12 de abril de 2010

O CCEN e as comemorações dos 36 anos do 25 de Abril

Acreditamos que misturar públicos é importante, mas mais urgente e estruturante é misturar actores sociais que sejam protagonistas da acção cultural.
Na vertente mais directamente relaccionada com as artes plásticas/visuais, o Centro Cultural Emmerico Nunes continua a abordar a produção mais local, tanto sénior como juvenil.

Partindo da convicção de que se não se constroem pontes de cooperação e oportunidades de confronto, as gerações, os modos de ver e de sentir – no fundo as culturas –, podem aprofundar distâncias e avolumar incomprensões que impedem a construção de valores essenciais a sociedades plurais.

Para 2010 configurámos a abordagem das produções locais noutros moldes a que demos a designação de “Valores do Sítio de Sines”. Este projecto integra cinco exposições/actividades em simultâneo: a exposição Al Berto – Doze Moradas de Silêncio que será o Núcleo 1 do Projecto Al Berto: Poeta de Sines, homem do mundo; a exposição de Pintura Sénior dos alunos do Projecto PROSAS, uma exposição colectiva do projecto Fotógrafos de Sines que nesta 1ª edição tem a designação de Eu acho que Sines… ; uma mostra de trabalhos dos alunos da área de artes da Escola Secundária Poeta Al Berto e a projecção da curta-metragem dos Estúdios Fernandes Outros Predadores, Outras Palavras mas o mesmo céu.

Nova publicação: catálogo da exposição PAISAGEM IN LOCO

A relação dos artístas e obras com o local (Sines) continua a ser um aspecto que muito valorizamos. Assim, acolhemos, de 13 de Fevereiro a 10 de Abril, os artistas Ema M (Margarida Prieto), Rodrigo Bettencourt da Câmara, Rui Macedo e Teresa Palma Rodrigues, através do projecto “PAISAGEM IN LOCO - Exposição de artes plásticas”.

“As quatro intervenções plásticas estruturam-se nos pressupostos conceptuais que cada um dos artistas tomou para si, no seu percurso individual, procurando intervir no espaço de exposição com obras de carácter place-specific. Não se trata de uma exposição colectiva mas de um projecto produzido por quatro artistas, que se reúnem para trabalhar e partilhar os mesmos interesses e conceitos. (…) “O lugar a ser usado - Sines e o CCEN - determina e é determinante na produção do trabalho artístico e participa no modos operandi da actuação face ao lugar de exposição. A cada lugar, o seu particular modo de actuação articulada.”

Para saber mais: http://paisageminloco.wordpress.com/

A partir de 17 de Abril à venda no CCEN

----------------------------------------------------

Centro Cultural Emmerico Nunes

www.ccen.pt | http://ccemmericonunes.blogspot.com

ccemmericonunes@gmail.com

Nenhum comentário: